13/09/2015

Sinto raiva de Deus


Faz um tempo, não sei quantos anos, tenho um pouco de raiva de Deus. Desde muito cedo, me perguntava: que Deus é esse que permite tanta tristeza e violência? Que Deus é este que permite que quem mais acredita nele, que lhe é mais fiel, seja explorado por alguém ou por alguma instituição do jeito que essas grandes igrejas fazem? Que Deus é esse que permite que uns tenham tanto e que os que mais lhe seguem tenham tão pouco?
Ainda bebê fui batizada na umbanda. Hoje, umbanda é moda, é cool, é hipster. Mas criança e adolescente tive a oportunidade de tentar fazer caquetese na igreja católica duas vezes, passar por cultos da igreja evangélica, frequentar o kardecismo, estudar os princípios hare Krishna e, adulta, experimentar rituais como santo daime. Conclusão? Nenhuma. Não sei ainda se este Deus existe. Gosto dos princípios da umbanda, gosto dos rituais, mas não tenho disciplina. Tenho preguiça. Tenho desconfiança. 


Mas, o pior - ou melhor - de tudo, é que me descobri vivendo bem sem religião nenhuma. O que algumas religiões, como a católica e as evangélicas, te ensinam é que temos que temer um Deus e que, de alguma maneira, é por isso que temos que ser bons. Para mim é muito mais simples que isso. Fazer o que é certo, ser bom, ajudar os outros é uma questão de consciência. Não temo o que acontecerá comigo, pecados ou retornos. Simplesmente fico em paz quando não faço nada que julgo errado, quando posso ajudar e ajudo. Simplesmente fico em paz. E acredito não se precisa de religião nenhuma se você conseguir ficar bem consigo mesma.


Por enquanto, esta é a minha filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário