05/10/2010

Meu silêncio

Acho que já fui muito melhor em manter situações sociais confortáveis chegando mesmo a divertidas. Vários fatores me fizeram mudar: falta de tempo para me manter atualizada do mundo, falta de paciência para ouvir as pessoas e o amadurecimento da idade - ou que eu achava que era.
Fui ficando mais velha e mais seletiva com os meus assuntos e com os dos outros. Antes, eu era dessas pessoas que consegue falar o tempo todo quase sem tomar fôlego. Hoje, gosto mais dos meus silêncios. Penso antes de falar (pelo menos, a maior parte das vezes). Na verdade, não consigo mais nem me lembrar daonde tirava tanto assunto.

Agora, o que me impressiona mesmo não é a conversa fiada do elevador ou na fila de espera do caixa do supermercado. Fico abobada de verdade é com o que as pessoas falam no mundo online. Facebook, Twitter, blogs e o quase falecido Orkut.

Como é possível ter tempo, assunto e disposição para se expor tanto? - Aqui vale mencionar o post anterior (Tempo x vida possível). - Eu não entendo daonde vem tanta coisa para ser dita. Daonde a ideia de que todo mundo tem que acompanhar cada passo da sua vida?

Que interessa que hora Fulano acordou e se tomou o seu chocolate matinal se divertindo na cama? Se estivesse mesmo se divertindo tanto não teria parado para escrever no Twitter... E no que é relevante para o resto do mundo se Cicrana, numa crise de culpa, contou para todos no Facebook que chamou Roberta de Debora? E Beltrano que deseja bom apetite para o filhinho de sete meses, que (sorte do pequeno) nem faz parte desse inóspito mundo digital e está lá feliz comendo sua papinha?

Acho que hoje gosto mais dos silêncios dos outros.

PS: Ah! Outro ponto de vista é que estou tão centrada no meu mundo que me falta repertório. Ou que me tornei tão egoísta que não tenho mais interesse nas pessoas. Ou que parei no tempo e virei uma tremenda chata. Ou... Ou... Ou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário